top of page

Maricá avança na produção de ônibus híbrido elétrico-hidrogênio

Município firma acordo durante Fórum Econômico Brasil-França para industrialização de ônibus não poluentes.

(Foto: divulgação)

Durante o 8° Fórum Econômico Brasil-França, realizado na Fiesp, Maricá assinou um termo de entendimento com as empresas Hyfit da França e Ydrogenio do Brasil, visando a produção de ônibus híbrido elétrico-hidrogênio. A iniciativa, pioneira na cidade, busca desenvolver uma frota de transporte coletivo sustentável em parceria com a Coppe/UFRJ e a Tracel, com o objetivo de alcançar a descarbonização total da frota até 2038, integrando 200 ônibus não poluentes ao programa Tarifa Zero.


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, participou da cerimônia de assinatura, enfatizando a importância dos investimentos para a diversificação da economia local. Sardinha destacou que o acordo representa um passo significativo para a instalação de uma fábrica de ônibus na cidade, resultado da colaboração entre o poder público, a ciência brasileira e o setor privado.


Segundo Sardinha, o memorando assinado reflete o interesse da iniciativa privada em contribuir para a produção e utilização dos ônibus sustentáveis em Maricá, movidos a hidrogênio com pilha a combustível, desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a empresa Tracel Industrial. Os testes com o protótipo serão iniciados nos próximos meses na cidade.


O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos e as autarquias municipais Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Empresa Pública de Transporte (EPT), e visa não apenas à redução da emissão de poluentes, mas também à geração de empregos e receitas sustentáveis para a cidade.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page