top of page
Redação RT Notícia

Música brasileira de luto: morre Sergio Mendes aos 83 anos


Pianista e expoente do samba-jazz faleceu em Los Angeles; causa da morte não foi revelada





O pianista e compositor brasileiro Sergio Mendes, ícone do samba-jazz, morreu na sexta-feira (6), aos 83 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Mendes, que vivia há seis décadas no país ao lado da esposa e parceira musical, Gracinha Leporace, teve a morte confirmada, mas a causa não foi divulgada. Desde 2023, o músico enfrentava problemas de saúde relacionados a questões respiratórias.


Trajetória musical de Sergio Mendes


Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Sergio Mendes começou sua carreira no final dos anos 1950, ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Baden Powell, no Beco das Garrafas, em Copacabana. Mendes tornou-se conhecido internacionalmente com o grupo Brasil '66, e seu álbum de estreia, “Herb Alpert Presents Sergio Mendes & Brasil '66”, lançado em 1966, popularizou a música brasileira nos Estados Unidos.


O maior sucesso de Mendes, “Mas que nada”, de Jorge Ben Jor, alcançou o Top 100 da Billboard, sendo regravado em 2006 pelo grupo Black Eyed Peas. Nos Estados Unidos, Sergio Mendes foi o brasileiro com mais músicas nas paradas, acumulando 14 gravações no Top 100 entre 1966 e 1984, incluindo hits como “The Look of Love” e “Never Gonna Let You Go”.


Sergio Mendes: da bossa nova ao reconhecimento internacional


Mendes iniciou sua formação musical no piano clássico, mas logo foi influenciado pelo jazz e pela bossa nova. Ainda jovem, fundou o Sexteto Bossa Rio, gravando o álbum “Dance Moderno” em 1961, e colaborou com artistas como Cannonball Adderley e Herbie Mann em apresentações na Europa e nos Estados Unidos.


Durante sua carreira, Mendes lançou o álbum “Brasileiro” em 1992, que ganhou o Grammy de melhor álbum de world music, destacando músicas de Carlinhos Brown. Em 2012, ele foi indicado ao Oscar pela canção “Real in Rio”, do filme de animação “Rio”. Em 2020, o documentário “Sérgio Mendes: Na Chave da Alegria” retratou a trajetória do músico.


Legado e reconhecimento


Sergio Mendes deixa um legado como um dos maiores representantes da música brasileira no exterior. Com uma carreira que atravessou seis décadas, Mendes não só ajudou a divulgar a bossa nova e o samba-jazz, como também se consolidou como uma inegável referência de nossa música e um dos músicos brasileiros mais reconhecidos no cenário internacional.



1 Comment


Sergio Mendes vivia no exterior, mas era querido e uma figura de sucesso de um brasileiro talentoso.


https://www.detetiveocasalperfeito.com/detetive-investigacao


Encontrar pessoas


Localizar pessoas


Procurar pessoas desaparecidas


Like
banner felicidade é viver aqui niteroi pescador 300x250 27 11 24.jpg
bottom of page