O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em entrevista à Rádio O Povo, a ampliação da faixa de autorização do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para mais de R$ 5 mil. Durante a campanha, Lula prometeu isentar trabalhadores com rendimento de até esse valor, mas agora considera que o aumento dessa faixa é um “compromisso de justiça”. A medida será viabilizada por meio da tributação dos mais ricos, incluindo aqueles que recebem dividendos de empresas.
Tributação dos super-ricos e justiça tributária
Lula argumentou que os trabalhadores de renda média pagam proporcionalmente mais impostos do que os ricos. A proposta defendida pelo chefe do executivo corrige essa disparidade, beneficiando trabalhadores que ganham até R$ 5 mil e buscando, no futuro, isentar mais pessoas com trabalho dentro dessa faixa. “Salário não é renda, renda é o que vem de especulação”, disse o presidente ao justificar a medida.
Regulamentação para trabalhadores de aplicativos
O presidente também defendeu a criação de políticas específicas para trabalhadores de aplicativos, como motoristas e entregadores. Segundo Lula, muitos desses profissionais não desejam vínculo empregatício formal, mas ainda assim precisam da previdência social para se protegerem de possíveis infortúnios. Ele defende um projeto de lei que regulariza a jornada de trabalho desses profissionais, garantindo uma proteção mínima.
Apoio ao empreendedorismo
Lula destacou a sanção do Projeto de Lei “Acredita”, que visa facilitar o acesso ao crédito para pequenos e médios empreendedores, cooperativas e beneficiários do Bolsa Família que queiram iniciar um negócio. Esse será, segundo ele, o maior programa de crédito já realizado no Brasil, fomentando o empreendedorismo no país.
Eleições municipais e reeleição de prefeitos
O presidente também comentou o alto índice de prefeitos reeleitos nas últimas eleições municipais, atribuindo o fato ao aumento de recursos destinados aos municípios por meio do Fundo de Participação dos Municípios e das emendas parlamentares. Com mais recursos, os prefeitos puderam realizar mais obras, o que, segundo Lula, contribuiu para a reeleição de muitos gestores locais.
*Com informações da Agência Brasil
Lula tem ações proativas, pois quem ganha até 5000,00 e tem família, já vive sobre aperto e dívidas. Super ricos, com milhões aplicados, gerando juros altíssimos, deveriam pagar mais impostos, mas vêm sendo levado na mordomia fiscal.
Descobrir traição conjugal
Detetive do celular