top of page

Lula passa por cirurgia na cabeça e segue em recuperação na UTI

Redação RT Notícia

Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 79 anos, foi submetido a uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento, realizado para drenagem de um hematoma intracraniano, ocorreu sem intercorrências. Lula está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde segue monitorado pela equipe médica.


De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, a cirurgia foi necessária após o presidente relatar dores de cabeça e realizar uma ressonância magnética na unidade do Sírio-Libanês em Brasília. O exame revelou uma hemorragia intracraniana decorrente de uma queda sofrida no dia 19 de outubro, em que Lula bateu a nuca no banheiro da residência oficial da Presidência. Ele foi transferido para São Paulo na noite de ontem (9).


Recuperação e próximos passos


O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, informou que Lula está estável e deve permanecer internado por alguns dias. Após a recuperação inicial, o presidente seguirá com acompanhamento médico em casa e deve manter uma agenda adaptada nos próximos dias. A previsão é de que ele retome compromissos presenciais gradualmente, respeitando as orientações médicas.


Um novo boletim médico será divulgado ainda hoje, às 9h, com mais detalhes sobre o quadro clínico do presidente. A equipe responsável pelo tratamento inclui os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.


Histórico recente de saúde


A queda de outubro, que resultou no hematoma, já havia demandado atenção médica imediata na época, com realização de exames e pontos na região da nuca. Além disso, em setembro de 2023, Lula passou por uma artroplastia total do quadril direito, o que reforça a importância de monitoramento constante da sua saúde.

Comments


banner felicidade é viver aqui niteroi canal 300x250 5 12 24.jpg
bottom of page