top of page

Luiz Carlos de Carvalho celebra 50 anos de carreira com exposição no Museu do Ingá


Obras do artista Luiz Carlos de Carvalho

Em uma celebração à vida e à arte, o artista Luiz Carlos de Carvalho inaugura sua mais recente exposição, intitulada "À maneira do pintor, o gesto", marcando 50 anos de uma carreira notável. A exposição será aberta ao público no dia 24 de novembro, sexta-feira, às 17h, no Museu do Ingá, em Niterói. A curadoria fica por conta de Márcia Muller e Luiz Sérgio de Oliveira.


Diferente de uma retrospectiva convencional, a exposição apresentará uma abordagem única. Além da exibição tradicional, o projeto 'Vídeo Performance Sonora' será uma experiência audiovisual impactante, com projeções de obras do artista em uma parede de 4 metros, acompanhadas por uma trilha sonora ao vivo composta por músicos que são também artistas plásticos e curadores: Luiz Badia, André Sheik e Osvaldo Carvalho.


A exposição estará dividida em duas partes distintas. O salão de vidro abrigará oito telas em grandes formatos, apresentando trabalhos geométricos em pinturas sobre telas. No corredor, cerca de cinquenta obras em gestual livre serão dispostas como uma colcha de retalhos, nas séries 'Montparnasse, Paris' (spray sobre papel), 'Engenho do Mato' (spray sobre papel) e 'Gestual Livre' (acrílica sobre papel). Livros de artista estarão em uma vitrine, e quatro pinturas sobre lona estarão disponíveis para o público manusear.


O interesse de Luiz Carlos de Carvalho pela arte começou sob a influência de seu pai, um calígrafo e cartógrafo. A técnica de cartografia e o uso de ferramentas como régua, esquadros e compasso, aprendidos com seu pai, foram incorporados em sua abordagem artística. O artista iniciou com desenhos, participando da XII Bienal de São Paulo em 1973.


Ao longo de sua trajetória, Luiz Carlos explorou diversas formas de expressão artística, desde a geometria até a 'Street Art'. Sua obra é marcada por uma fusão única entre a geometria baseada na arquitetura e o gestual livre. A exposição "À maneira do pintor, o gesto" é uma oportunidade de vivenciar essa harmonia entre ordem e caos, onde a arte se torna uma ponte para o mundo onde a vida é vivida.



Sobre o Artista: Luiz Carlos de Carvalho, também conhecido como Luiz Barba, nasceu em Niterói em 1952. Sua trajetória artística inclui participações em bienais, salões e exposições individuais no Brasil e no exterior. Desde 1973, quando iniciou seus estudos em Artes Visuais no MAM RJ, até suas recentes participações em exposições no Japão e França, Luiz Carlos construiu uma carreira multifacetada e influente.


Serviço:

  • Exposição: "À maneira do pintor, o gesto" de Luiz Carlos de Carvalho

  • Curadoria: Luiz Sérgio de Oliveira e Marcia Muller

  • Abertura: 24 de novembro, às 17h

  • Projeto 'Vídeo Performance Sonora': 24 de novembro, às 18h (duração de 20 minutos)

  • Visitação: De 25 de novembro de 2023 a 3 de março de 2024, de quarta a domingo, das 12h às 17h

  • Local: Museu do Ingá – Niterói

  • Endereço: Rua Presidente Pedreira, 78 - Ingá, Niterói - RJ, 24210-470

  • Informações: (21) 2717-2903

Adicionalmente, não perca a chance de conhecer mais sobre o artista Luiz Carlos de Carvalho na próxima terça-feira, às 19 horas. Ele será o convidado especial do programa 'Giro das Artes', transmitido no canal do YouTube do Radar Tempo de Notícia. Uma oportunidade única de mergulhar nos bastidores de sua carreira e suas criações.





Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page