Líderes de diversos países, reunidos na Cúpula do Futuro da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, aprovaram neste domingo (22) um documento contendo 56 ações para garantir um futuro sustentável para o planeta. O Pacto para o Futuro, adotado por consenso, visa acelerar o progresso rumo à implementação da Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Somente sete países, incluindo a Rússia, resistiram à aprovação do documento.
Principais Ações do Pacto
Entre as principais ações destacadas no documento está a erradicação da pobreza, colocada como o centro dos esforços globais. O pacto também aborda a erradicação da fome, proteção de civis em conflitos armados e a promoção de soluções pacíficas para disputas internacionais.
Reformas no Conselho de Segurança e no Sistema Financeiro
O Pacto para o Futuro propõe a reforma do Conselho de Segurança da ONU, com o compromisso de ampliar o número de membros, visando uma melhor representatividade das nações da América Latina, Ásia-Pacífico e África. Além disso, o documento ressalta a necessidade de reformar a arquitetura do sistema financeiro internacional para atender ao desafio das mudanças climáticas, proporcionando maior apoio aos países em desenvolvimento.
Ação Climática e Mudanças Globais
O pacto expressa profunda preocupação com o ritmo lento do progresso no combate às mudanças climáticas e o aumento das emissões de gases de efeito estufa. O documento sublinha a importância de apoiar os países em desenvolvimento, especialmente os mais vulneráveis aos impactos adversos das mudanças climáticas, e fortalecer as ações globais para conter a crise climática.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Ricardo Stuckert
Comments