top of page

Ilha da Boa Viagem será a primeira Ilha Museu do país


lha da Boa Viagem vai contar com atrações interativas e será a primeira Ilha Museu do país. Foto: Alex Ramos

A Prefeitura de Niterói prevê o término das obras na Ilha de Boa Viagem no segundo semestre. Como parte de uma parceria com a Unesco, o local será a primeira Ilha Museu do país, com experiências interativas desde a entrada da Ilha, incluindo o Castelo, a Capela Nossa Senhora da Boa Viagem e o Fortim.


"A ideia é levar eventos e exposições para esse espaço que é uma joia da nossa cidade. O projeto vai aproveitar o potencial turístico, preservar as riquezas naturais e realçar o valor histórico e cultural da Ilha” explicou o prefeito Axel Grael.


A obra da Capela está em fase final de conclusão, com adequação da instalação elétrica, ar-condicionado, iluminação e banheiros novos. Também foi instalada uma cisterna dividida entre água pluvial e potável para abastecer a igreja, o Fortim e o Castelo.


"O visitante vai ter, desde a entrada da Ilha até chegar à Igreja, uma série de experiências museológicas interativas, que vão fazer com que o local como um todo seja um museu a céu aberto, com muitas atividades”, destaca o secretário municipal André Diniz.


Todo o conjunto arquitetônico e paisagístico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o investimento feito pela Prefeitura, no valor de R$ 5,5 milhões, está criando uma nova opção de lazer e de conhecimento, gerando também emprego e renda para o local.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page