Niterói se mantém na vanguarda do debate sobre a democratização da mídia. Em 2009, a cidade realizou a primeira grande conferência que reuniu municípios do Leste Fluminense e de outras regiões do Estado do Rio. Agora, em 2023, a II Conferência de Comunicação de Niterói entra em sua fase decisiva, nesta terça-feira 7 de março, quando tem início as reuniões virtuais que prosseguem até o dia 9 de março. Nesta etapa a II Confecom vai contar com a participação de convidados especiais.
Na próxima terça (14), a Conferência promove a sua plenária final, na Câmara de Vereadores de Niterói, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 625, centro de Niterói, das 10h às 19h.
A Confecom Niterói foi lançada em agosto de 2022, na Câmara Municipal de Niterói, com o tema "Participação Popular e os Desafios das Políticas de Comunicação". A solenidade de abertura contou com a participação de representantes da prefeitura, sociedade civil e poder legislativo.
As reuniões preparatórias para os grupos de trabalho, aconteceram no segundo semestre em torno de três eixos de debates: “Comunicação Popular”, “Direito à Comunicação” e “Desconcentração da Mídia”.
As propostas já apresentadas, as inscrições de pessoas e novas propostas, além de todas as informações sobre a conferência estão disponíveis e continuamente atualizadas em: bit.ly/ConfecomNIteroi
No dia 7 de março, às 19h, será realizado o Grupo de Trabalho 1, com o tema “Comunicação Popular”. A convidada deste dia é a jornalista Claudia Santiago, coordenadora do NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação), entidade criadora da Teia de Comunicação Popular do Brasil.
Dia 8 de março, 19h, é hora de conversar sobre “Direito à Comunicação”. A convidada é Bia Barbosa. A jornalista, que participou da equipe de transição do governo Lula, é membro eleita pela sociedade civil no comitê gestor da internet e uma das coordenadoras da Diracom, organização de luta pelo direito à comunicação.
Quinta-feira, dia 9, 19h, o tema é “Desconcentração da Mídia” e o convidado é Márcio Blanco, idealizador e organizador do Festival Visões Periféricas.
A Plenária Final será no dia 14 de março no plenário da Câmara de Vereadores de Niterói. As propostas apresentadas em todos os grupos de trabalho serão debatidas e aprovadas como propostas para construção de políticas públicas de comunicação para a cidade de Niterói. E que certamente servirão de exemplo para todo o país.
Comments