top of page

História da arte em Niterói ganha vida em novo livro da DB Editora"


Antonio Schumacher, Dr. Mauro Bizzo (diretor geral do CNH) e Franciane Barbosa

Em uma noite marcada por celebrações, autoridades, artistas e formadores de opinião se reuniram no Bistrô MAC para o lançamento do mais recente lançamento literário da DB Editora. A obra inédita, intitulada "Do Outro Lado da Arte – Face, Vida e Obra", representa o décimo lançamento da editora e a sexta produzida por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.


A iniciativa, encabeçada por Franciane Barbosa, editora-chefe da DB Editora, e Antonio Schumacher, coordenador de fotografia e designer gráfico, conta com textos de Irma Lasmar e Cyntia Fonseca, além da pesquisa histórica de Alexandre Porto. O livro realiza um levantamento histórico único das artes plásticas em Niterói, desde seu surgimento, passando pelas primeiras escolas e instituições de belas-artes, até os dias atuais.





A narrativa detalha a biografia de artistas notáveis, como Antonio Parreiras, Cláudio Valério Teixeira, Tolentino, Jayme Cavalcanti, Abelardo Zaluar, Julius Gorke, Campofiorito, entre outros, destacando tanto figuras in memoriam quanto contemporâneas que contribuíram para a cena artística local. Mais de 30 artistas plásticos e visuais da atualidade também têm suas trajetórias apresentadas, incluindo nomes como Rudi Sgarbi, Bonifácio, Antonio Machado, Pierre Crapez, Ricardo Campos e Maria Cherman.


Franciane destaca a importância do livro, afirmando: "Mais uma bela publicação da DB Editora, o livro Do Outro Lado da Arte – Face, Vida e Obra resgata e reconta com ineditismo o valoroso passado histórico de Niterói no campo das artes plásticas, bem como o de seus saudosos personagens, destacando e eternizando os grandes nomes do segmento na atualidade".




A realização do projeto foi possível graças ao apoio do Complexo Hospitalar de Niterói – CHN, um dos maiores incentivadores da cultura da cidade, que proporcionou o financiamento por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Demonstrando um compromisso com a acessibilidade, a DB Editora disponibiliza gratuitamente na internet todas as suas publicações, além de oferecer uma versão em formato de e-book, compatível com o sistema DosVox de audiodescrição, garantindo a leitura acessível para pessoas com deficiência visual.


Os interessados em adquirir o livro podem encontrá-lo no Bistrô MAC e na Loja Fastframe Niterói, localizada em São Francisco.


Fotos: Ulisses Franceschi


Comentários


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page