top of page

"Governo Federal lança campanha 'Feminicídio Zero' em defesa das mulheres"



O governo federal, por meio do Ministério das Mulheres, lançou a campanha "Feminicídio Zero - Nenhuma Violência Contra a Mulher" para enfrentar o crescente número de feminicídios no país. A campanha visa envolver toda a sociedade na luta contra esse tipo de crime, promovendo a conscientização e mobilização em diversos setores, incluindo empresas, grupos femininos e clubes de futebol.



De acordo com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o feminicídio é um crime evitável e diferente de outros crimes, como homicídios e brigas. Por isso, a ministra enfatiza a necessidade de ações coletivas e do envolvimento dos homens para combater a violência contra as mulheres.


A ministra também destacou que a cada minuto, pelo menos uma medida protetiva é concedida no país. Em 2023, o número de medidas protetivas expedidas chegou a 634,7 mil, superando a média dos últimos quatro anos, que ficou em 500 mil por ano.


Denúncia e apoio às mulheres


Cida Gonçalves ressaltou a importância das denúncias de violência. As mulheres que sofrem violência, ou qualquer pessoa que presencie, podem denunciar anonimamente pelo Ligue 180. Além disso, o canal oferece informações, orientação e apoio para as mulheres em situação de violência. Em casos de emergência, o número 190 da polícia deve ser acionado.


A campanha Agosto Lilás, que também foi lançada recentemente, reforça o compromisso do governo no combate à violência doméstica e promove ações educativas durante todo o mês.


“A sua fala, o seu posicionamento vai fazer com que a gente de fato acabe com a violência contra as mulheres. Nós precisamos também dos homens para que digam para outros homens que a violência contra a mulher é crime", concluiu a ministra.


Com informações da Agência Brasil

Foto: Bruno Peres/ Agência Brasil






Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page