top of page

Garis encontram livros abandonados em bueiro de Niterói



Na manhã de sexta-feira (05), garis da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) se depararam com uma situação peculiar durante o serviço de rotina nas ruas da cidade. Dentro de um bueiro na esquina das ruas Domingues de Sá e Roberto Silveira, foram encontrados 10 livros abandonados.


A descoberta se contrapõe à iniciativa da Clin de promover o hábito da leitura entre seus funcionários por meio do programa “Reciclando Ideias”, que visa estimular a doação e compartilhamento de livros.


A equipe de limpeza, ao deparar-se com os livros, descreveu a situação como lamentável. Apesar do desejo de ver esses materiais aproveitados por alguma instituição ou mesmo pela própria Clin, que mantém três bibliotecas em diferentes regiões da cidade, os livros estavam em condições precárias, impossibilitando sua recuperação. Por conta da sujeira e lama, tiveram que ser descartados, gerando frustração na equipe.


Ações de descartes inadequados como esse, levantam preocupações não apenas sobre a perda da oportunidade de reutilização desses materiais, mas também sobre o potencial entupimento dos bueiros, o que poderia afetar os moradores da região, especialmente em dias de chuva.


Coleta Seletiva


Ao longo destes anos que o projeto vem sendo desenvolvido, a doação de livros é feita por meio das coletas seletivas. Atualmente, a Clin conta com três bibliotecas: uma na sede da companhia, em São Lourenço, uma no 10º Distrito, em Rio do Ouro, e outra no 14º Distrito, em São Domingos.



Ecopontos da Clin


Quem quiser contribuir com a iniciativa e doar livros, basta se dirigir a um dos Ecopontos da Clin. O horário de funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. Confira o endereço dos Ecopontos: Icaraí (Rua Jornalista Irineu Marinho, 466); Horto do Barreto (Rua Dr. Luiz Palmier, s/n); Largo da Batalha (Rua Leonor da Glória, s/n); Engenhoca (Avenida João Brasil, s/n); Cafubá (Avenida Raul de Oliveira Rodrigues, s/n); Itaipu (Rua O, s/n); Santa Bárbara (Rua Doutor Luiz Felipe de Moraes Lamego, 490); Horto do Fonseca (Alameda São Boaventura, 770); Ilha da Conceição (Rua Jornalista Sardo Filho, s/n).


A Clin reforça seu apelo por doações de livros em seus Ecopontos, destacando a importância do hábito da leitura e o compromisso com a sustentabilidade, valores fundamentais para a companhia.

Comentários


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page