A Secretaria Municipal de Participação Social de Niterói realizou uma ação significativa na comunidade da Leopoldina, localizada no bairro do Barreto, no último fim de semana. A iniciativa, através do Escritório Social Itinerante, focou na reinserção social de egressos do sistema prisional e seus familiares. Durante todo o sábado (25), foram oferecidos diversos serviços, como atendimento psicossocial, auxílio jurídico e suporte para demandas locais.
Mário, subsecretário da Secretaria Municipal de Participação Social e gerente do Programa Rede Acolher, destacou a importância dessas ações. “Nestas ações costumamos acolher demandas como busca por empregos e a retirada da segunda via de documentos. Vamos ressocializar essas pessoas para que aquelas que já cumpriram suas penas tenham seus direitos respeitados. Nesta edição, realizamos 35 acolhimentos, de diferentes serviços, um recorde em nossas ações”, resumiu.
O Programa Escritório Social, uma parceria entre o Município, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), já realizou mais de 2.500 atendimentos no primeiro semestre de 2024. Este programa oferece orientação e suporte aos egressos do sistema prisional, com foco em auxílio jurídico e atendimento psicossocial. O escritório principal está localizado no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói.
Octavio Ribeiro Santos, secretário municipal de Participação Social, enfatizou a importância da colaboração e da mobilização coletiva. “A construção coletiva e a mobilização de outras forças permite que ofereçamos dignidade e colabore com a mitigação da pobreza e das desigualdades sociais”, destacou.
Comments