
Depois de cinco anos fechada, a Emergência do Hospital Federal de Bonsucesso/Grupo Hospitalar Conceição foi reaberta nesta quinta-feira (06/02) como referenciada. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do diretor-presidente do HFB/GHC, Gilberto Barichello, da superintendente do hospital, Elaine Lopez, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entre outras autoridades municipais, estaduais e federais.
A nova Emergência é especializada no atendimento de casos graves, com capacidade para atender 700 pessoas por mês. O HFB/GHC atende 100% SUS. Os pacientes serão encaminhados para o hospital por toda a Rede de Saúde por meio da Central de Regulação.
Em sua fala, o presidente Lula destacou a importância de priorizar um atendimento humanizado para os pacientes e enalteceu o trabalho da nova gestão do hospital.
“Estamos oferecendo um hospital totalmente recuperado para tratar a população com respeito, decência e dignidade. Ainda faltam dois anos para terminar o meu mandado, mas, até lá, vamos transformar os seis hospitais federais do Rio em motivo de orgulho para o Estado e todo o Brasil. Fui ao Hospital Conceição no ano passado durante as enchentes e conheci de perto o excelente trabalho que eles realizam em seus hospitais do Rio Grande do Sul. Por isso, os trouxe para cá", afirmou.
De acordo com o diretor-presidente, Barichello, foram muitos desafios encontrados no hospital, porém, superados. “Comemoramos um SUS (Sistema Único de Saúde) vitorioso. Em 90 dias, a gente reabriu e devolveu para o povo fluminense e carioca um hospital funcionando a todo vapor. Isso só foi possível pela coragem do presidente Lula e da ministra Nísia em interromper um processo do Bonsucesso, que estava se afastando diariamente do povo. Agradeço por confiarem no Grupo Hospitalar Conceição, que é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Saúde”, destacou.
Já a ministra Nísia foi enfática em sua fala: “Hoje não é só a reabertura da Emergência do Hospital de Bonsucesso, é a entrega plena de um hospital de referência em qualidade para a nossa população", comemorou. Conforme Elaine Lopez, a coragem de lutar pelo que se quer, acima de tudo, respeitando os profissionais e os usuários, foi fundamental para chegarem até aqui. “As entregas de hoje coroam um trabalho feito por muitas mãos e corações. Um trabalho de propor algo diferente com coragem de fazer quando muitos não acreditavam", reafirmou.
A Emergência Referenciada também ganhou reforço de equipes médicas que estarão trabalhando 24 horas por dia. Foram disponibilizados 48 enfermeiros, 130 técnicos de enfermagem e contratados diretamente 20 cirurgiões e 5 pediatras por turno.
Fonte: ASCOM HFB/GHC
Comments