top of page

Elza Suzuki expõe "Cantos e Encantos" na Sala Leila Diniz


Abertura da exposição Cantos e Encantos de Elza Suzuki na Sala Leila Diniz. Foto: Márcio Kerbel

A noite de abertura da exposição Cantos e Encantos de Elza Suzuki, nesta quinta-feira (09), na Sala de Cultura Leila Diniz, contou com a presença de um grande público que foi prestigiar a primeira individual da artista niteroiense. Ao longo do evento, um grupo formado por integrantes da Orquestra da Grota brindou os convidados com um admirável repertório musical. No amplo salão, as obras de Suzuki remetiam à natureza em um ambiente que fica de frente para o jardim inspirado no paisagismo de Burle Marx. Aliás, quem não conhece a Sala Leila Diniz é bom se programar para uma visita. Localizado próximo da rodoviária, o lugar é um verdadeiro oásis no centro da cidade, em uma região que se prepara para grandes mudanças com a inauguração em maio, do novo Mercado Municipal de Niterói.


Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro de Niterói. Foto: Márcio Kerbel

Nascida e residente em Niterói, Elza Suzuki mescla técnicas manuais e digitais em suas composições. Com sua dedicação à pintura, ela resgata uma tradição familiar que remonta a seu avô, Yoshitaro Suzuki. Artista visual e designer,formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Suzuki possui pós-graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ).


Segundo a curadora da mostra, Ana Schieck, Cantos e Encantos tem por objetivo "fazer com que, através da arte, a lagoa, sua flora e fauna sejam conhecidas e reconhecidas pela importância que têm para o equilíbrio ambiental da área onde se encontram". Elza nunca deixou de frequentar a região, mesmo no período de abandono, observou de perto o contraste entre a beleza do lugar e o descaso com que esse patrimônio urbano estava sendo tratado. No momento em que as obras do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis caminham para a sua conclusão, Elza reafirma seu compromisso de colaborar com a preservação do lugar através de uma leitura que se utiliza da pintura de ilustração como recurso.


Sala de Cultura Leila Diniz e seu jardim inspirado em Burle Marx. Foto: Márcio Kerbel


Ao escolher este caminho, Elza pretende alcançar o objetivo de realizar um registro pictórico, trazendo uma dimensão didática, além de artística, para a divulgação de um patrimônio ambiental praticamente desconhecido, que é o sistema lagunar de Niterói.


Cantos e Encantos segue com visitação aberta ao público, até o dia 07 de junho, na Sala de Cultura Leila Diniz.


Serviço


Exposição: Cantos e Encantos - Lagoa de Piratininga de Elza Suzuki

Local: Sala de Cultura Leila Diniz

Endereço: Rua Heitor Carrilho 81, Centro, Niterói, RJ

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h

Entrada: Gratuita





Commenti


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page