top of page

Eleitores devem regularizar título para votar em outubro

Prazo para serviços eleitorais encerra nesta segunda-feira em todo o país; TSE orienta sobre procedimentos.

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

De acordo com a matéria publicada pela Agência Brasil (EBC), os eleitores de todo o Brasil têm até esta segunda-feira para regularizarem seus títulos a fim de votarem nas eleições municipais deste ano. O prazo também se aplica àqueles que desejam tirar o primeiro título, solicitar transferência de domicílio, atualizar dados cadastrais e realizar a coleta da biometria. A partir de terça-feira, os serviços eleitorais estarão indisponíveis, pois os cartórios eleitorais se dedicarão à organização do pleito.


Alguns serviços ainda podem ser acessados no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É possível, por exemplo, consultar e pagar multas por ausência em eleições anteriores.

Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é necessário comparecer ao cartório eleitoral para a coleta da biometria.


Os eleitores que ainda não têm seus dados biométricos cadastrados também podem realizar o procedimento no cartório até esta segunda-feira. O cadastro biométrico é gratuito e, de acordo com o TSE, garante maior segurança para o processo eleitoral, evitando possíveis fraudes. Além disso, o procedimento auxilia na detecção de eleitores com mais de um registro no cadastro eleitoral.


As eleições municipais deste ano ocorrerão em todo o país, com exceção do Distrito Federal e do arquipélago de Fernando de Noronha. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro e, se necessário, o segundo turno será realizado em 27 de outubro, apenas para municípios com mais de 200 mil eleitores.


Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page