top of page

Crianças de Niterói exploram biodiversidade em expedição educativa na Baía de Guanabara




A Prefeitura de Niterói está promovendo uma iniciativa inovadora para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental. Por meio do projeto de Inventário da Biodiversidade Faunística da Bacia Hidrográfica Contribuinte da Enseada de Jurujuba, 40 alunos da Rede Municipal de Educação tiveram a oportunidade de participar da primeira expedição de bordo na enseada de Jurujuba.


Essa iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visa promover o conhecimento e a integração entre a população local e a biodiversidade do ambiente em que vivem.


Durante as aulas, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o meio ambiente, participando de atividades lúdicas com biólogos, aprendendo sobre a diversidade de animais que habitam a enseada e suas interações com o ambiente. Além disso, eles tiveram aulas práticas, utilizando instrumentos de medição e observando os animais marinhos com o auxílio de monóculos.


Os "pequenos cientistas" também foram responsáveis por produzir um relatório com as análises de dados coletadas durante o passeio, contribuindo assim para o inventário da biodiversidade local.



O projeto conta com o apoio do governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como objetivo produzir um catálogo de espécies animais da região, promovendo a educação ambiental e o conhecimento da biodiversidade local. Além disso, conta com a parceria do Instituto Moleque Mateiro e da Piper 3D.



Essa iniciativa é fundamental para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e para promover um maior engajamento da comunidade na proteção do meio ambiente. Afinal, como destacou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente de Niterói, é importante que as crianças se tornem multiplicadoras de boas práticas ambientais.


Ao longo do ano, o projeto envolverá 600 alunos, professores e assistentes do 3° e 4° anos do Ensino Fundamental de três escolas municipais da região. Com atividades práticas e visitas à exposição do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, espera-se que essas crianças se tornem verdadeiros defensores do meio ambiente.


Fotos: Duda Menegassi


Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page