Para o artista visual e curador Bê Sancho, a arte é movimento. "A gente vai girando com a arte e nesse giro vai promovendo resistências, promovendo afeto, afetando as pessoas, criando fontes históricas".
A entrevista com Bê Sancho, marcou a primeira edição do Giro das Artes no Radar Tempo de Notícia. No encontro mediado por Ana Morche e Márcio Kerbel, Bê como é carinhosamente chamado pelos amigos, discorreu sobre sua história, formação, exposições e curadorias realizadas.
Nascido em Nova Friburgo e residente em Niterói, Bê Sancho é estudioso da história da arte e autodidata. Começou a pintar em 1992, ano em que se graduou em História. Seu trabalho é fortemente marcado por representações da cultura popular brasileira.
Na entrevista, Sancho fala da importância do afeto para as artes. "O afeto está presente no trabalho de todos os artistas porque o trabalho visual afeta o outro de alguma forma. Você vai à uma exposição e ao percorrer uma galeria, é afetado de alguma forma por aquele trabalho artístico", disse.
Sobre o respeito à cultura e à memória no país, considera que quando um museu é atingido por um incêndio, o que está queimando é a memória. O incêndio que em 2018, destruiu o Museu Nacional foi lembrado pelo artista.
Direito à Memória
"Quando um Museu como o da Quinta, o Museu Nacional, pega fogo por uma questão de descaso do poder público, o que está queimando não é a múmia do faraó, o que está queimando é a memória, o patrimônio civilizatório de uma sociedade e que poderia encontrar ali uma referência na construção de sua própria nação. É a memória que pega fogo, é a memória que é incendiada, o descaso é com a memória, com o patrimônio, com o direito, o direito à memória, o direito a lembrar. É uma imposição ao esquecimento, acho que é uma reflexão que precisa ser colocada", afirmou Bê Sancho.
Com apresentação da escritora Ana Morche e do jornalista Márcio Kerbel, o Giro das Artes é transmitido pelas redes sociais do Radar Tempo de Notícia. O novo programa se propõe a realizar entrevistas com artistas e produtores culturais, cobrindo o que de mais relevante se produz no circuito das artes e da cultura contemporânea.
Para ver e rever a conversa marcante com Bê Sancho acesse o canal do RTNotícia no Youtube pelo link: https://bit.ly/BeSanchoNoRTNotIcia
Comentários