top of page

Conferência Municipal da Assistência Social debate reconstrução do SUAS


Conferência Municipal de Assitência Social debateu a reconstrução do SUAS. Foto: Lucas Benevides


A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, sob o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos", marcou um passo significativo na retomada das conferências no país em 2023. O evento foi realizado, nesta terça-feira (1), pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social de Niterói. As conferências são espaços democráticos de participação popular e construção coletiva de políticas públicas. Ao final do dia, foram eleitos os delegados que vão representar o município nas discussões estaduais para deliberar os avanços e desafios da política no próximo biênio.


No desenrolar de cinco pré-conferências realizadas desde maio, abrangendo diferentes regiões da cidade, as propostas dos eixos temáticos foram definidas e os delegados, responsáveis ​​por dar voz à população, foram escolhidos. O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, destacou a importância dos delegados na etapa estadual das conferências, enfatizando a interconexão entre a política socioassistencial e a economia solidária desenvolvida pela gestão local.


O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Niterói (CMAS), Maicon Carlos, situou a conferência como parte do processo de retomada abrangente que o país está atravessando, abrangendo esferas diversas.


Já a deputada estadual Verônica Lima, que já foi titular da Secretária de Assistência Social do município, garantiu a ascensão de Niterói como um local que providencia proteção básica e especial à população mais vulnerável, mesmo em meio aos desafios terapêuticos. A conferência delineia propostas que seguirão para as etapas estadual e nacional, esperançosamente para definir o caminho futuro do cenário assistencial.


"É desafiador. Quando a gente fala da população em situação de rua, a gente tem que conjugar isso com a situação econômica do país que, na última quadra histórica, viveu um momento de muita dificuldade, sem perspectiva de crescimento econômico, com perda de postos de trabalho em massa no estado do Rio de Janeiro. É claro que isso se refletiu no poder aquisitivo das famílias" disse a deputada.


Entre os temas discutidos no evento, estão a discussão em torno de financiamento, controle social, articulação entre setores, serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda. Por último,


conferência definiu também os os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual, que é a próxima etapa e anterior à Conferência Nacional de Assistência Social que define o futuro da área no país.











コメント


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page