top of page

Codim inicia Campanha Agosto Lilás em Niterói


Coordenadora do Codim, Fernanda Sixel, participa de atividade no Centro de Niterói. Foto: Bruno Eduardo Alves

Nesta terça (07), a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) da Prefeitura de Niterói deu início às atividades do Agosto Lilás, um mês dedicado à conscientização sobre o combate à violência doméstica. A ação ocorreu na Praça Araribóia e contou com a participação de dezenas de mulheres, marcando também os 17 anos da promulgação da Lei Maria da Penha. A abordagem principal da iniciativa foi a sensibilização das mulheres em situação de violência, destacando a possibilidade de romper com o ciclo de agressões e buscar o Auxílio Social, um benefício concedido pela Codim.


A coordenadora do Codim, Fernanda Sixel, destacou a importância de divulgar o Auxílio Social como ferramenta crucial no combate à dependência econômica, muitas vezes um obstáculo para o transtorno do ciclo de violência . O Auxílio Social foi implementado em 2021 em Niterói, beneficiando cerca de 200 mulheres com R$ 1.005,08 por mês, e visa auxiliar as vítimas a quebrar os vínculos com os agressores e interromper o ciclo de violência. A lei será comemorada durante todo o mês na cidade, culminando em um evento virtual com a ativista pelos direitos das mulheres e nome da Lei Maria da Penha, Maria da Penha Maia Fernandes.


A ação contou com o depoimento emocionado da dona de casa, Maria de Fátima, que demonstrou a importância da conscientização para as gerações mais jovens e a necessidade de disseminar conhecimento sobre os direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade.


A Lei Maria da Penha será celebrada durante todo o mês em Niterói. A farmacêutica que deu nome à lei depois de ser quase morta pelo então marido por duas vezes, vai participar do encerramento das atividades do Agosto Lilás, em uma conversa virtual com a coordenadora da Codim, Fernanda Sixel. O evento terá transmissão online e contará com a participação do público, no auditório da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Acierj, no dia 31 de agosto. Maria da Penha é ativista pelos direitos das mulheres e preside o instituto que leva seu nome, em Fortaleza.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page