top of page

Cedae isola poluente e restabelece abastecimento em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí


Estação Imuno Laranjal Foto: Reprodução

Após quase dois dias de interrupção no serviço, a Cedae retomou a operação no sistema Imunana-Laranjal, que fornece água tratada para diversas cidades, incluindo São Gonçalo, Niterói e Itaboraí. A empresa anunciou ter isolado o tolueno, substância poluente, na área de captação de água.


A interrupção afetou cerca de 2 milhões de pessoas desde a manhã de quarta-feira. O governador Cláudio Castro afirmou que a água tratada voltará às torneiras das residências durante a manhã de sábado, com a produção na estação de tratamento prevista para atingir 100% durante a madrugada.


Enquanto isso, uma força-tarefa foi criada para remover o tolueno dos canais às margens do rio Guapiaçu, onde a contaminação foi detectada. O governo estadual está investigando a origem do vazamento químico e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente abriu um inquérito para apurar o caso. Representantes da Secretaria de Estado de Ambiente e da Cedae sugeriram que o vazamento poderia estar relacionado a um oleoduto.


O prefeito Axel Grael informou que o fornecimento foi restabelecido em alguns bairros de Niterói e que os esforços agora se concentram em áreas onde a água demora mais a chegar.







Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page