Em comemoração aos 17 anos de promulgação da Lei Maria da Penha, foi lançada em Niterói, na quinta-feira (17), a campanha "Amor Não Causa Dor", idealizada pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim). Os arredores da Concha Acústica foram decorados com cartazes da campanha, como parte das ações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra as mulheres. A iniciativa busca alertar sobre diferentes formas de violência, como física, psicológica, moral e patrimonial, que muitas mulheres enfrentam diariamente.
A campanha traz o slogan "Amor Não Causa Dor", refletindo a necessidade de rejeitar relacionamentos abusivos e violentos. O programa Auxílio Social, criado pela Prefeitura de Niterói, oferece suporte financeiro temporário para mulheres em situação de violência romperem o ciclo de dependência do agressor.
Fernanda Sixel, membro do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de Niterói, destacou que o slogan surgiu da necessidade de enfatizar que o amor não deve estar associado à dor. O programa Auxílio Social, criado em 2021, tem apoiado mulheres em situação de vulnerabilidade financeira.
"O amor não mata. Ele frutifica, ele dá a vida. Então o slogan surgiu naturalmente a partir disso. A Maria da Penha exemplifica muito bem esta dor. Ela está cadeirante justamente por conta da agressão por parte do então marido. Queremos deixar claro que a gente quer amor, paz e nada de violência, apenas o diálogo e o respeito a todos”, explica Fernanda.
A coordenadora do Codim, Thamyris Elpídio, enfatizou a importância da informação no combate à violência e no empoderamento das mulheres. Autoridades da Prefeitura de Niterói também estiveram presentes na ação, enfatizando a importância da conscientização e do apoio às vítimas de violência.
A influenciadora Luciana Stoco enfatizou a importância de divulgar o Auxílio Social para que as mulheres em situação de violência possam encontrar ajuda e recomeçar suas vidas sem dependência emocional e financeira. “É primordial falar sobre violência para mulheres, divulgar que existe esse auxílio em Niterói e que a gente pode ajudar estas mulheres que passam por esta situação sem nenhum apoio, para que elas se sintam amparadas e acolhidas", disse Luciana.
Comments