top of page

Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Desde o início do ano, o Brasil enfrenta uma preocupante escalada de casos de dengue, com 1.017.278 casos prováveis e 214 mortes confirmadas pela doença. Outros 687 óbitos estão sob investigação, conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses divulgados nesta quinta-feira (29), em Brasília, pelo Ministério da Saúde, conforme reportagem da Agência Brasil (EBC).


O coeficiente de incidência da dengue no país atinge atualmente 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Entre os casos prováveis, 55,4% afetam mulheres e 44,6% homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos lidera em número de ocorrências, seguida pelos grupos de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.


Minas Gerais destaca-se em número absoluto de casos prováveis, totalizando 352.036, enquanto o Distrito Federal lidera em coeficiente de incidência, registrando 3.612,7 casos por 100 mil habitantes. O DF, que decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de dengue, enfrenta colapso no atendimento de saúde, como relatado pelo governador Ibaneis Rocha.


Januário da Cruz Silva, caminhoneiro de 61 anos, enfrentou dificuldades para obter assistência médica após contrair dengue, como muitos outros moradores do DF. Ele relatou à Agência Brasil sua experiência ao buscar atendimento médico, revelando as longas horas de espera por atendimento em um hospital sobrecarregado.


A servidora Glaucilene Cardoso, ao levar sua filha Isabella, de 9 anos, para tratamento, também encontrou uma realidade similar. Isabella, diagnosticada com dengue e covid-19, apresentou sintomas de ambas as doenças. A mãe elogiou o trabalho das equipes de saúde, destacando a qualidade do serviço prestado.


Para combater a epidemia, o Brasil se prepara para o Dia D de combate à dengue, marcado para o próximo sábado (2). Sob o tema "Brasil Unido Contra a Dengue", o Ministério da Saúde coordenará ações de conscientização em parceria com estados e municípios, visando orientar a população sobre medidas preventivas.


Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dor atrás dos olhos, mal-estar, prostração e dores no corpo. A transmissão ocorre principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.


Atualmente, seis estados (Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro) e o Distrito Federal, além de 154 municípios, decretaram situação de emergência devido à doença.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page