O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que o Brasil está comprometido com a produção de alimentos relevantes para garantir a soberania alimentar. A declaração foi feita nesta terça-feira (03), na abertura da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, realizada em San José, na Costa Rica.
Teixeira ressaltou o interesse em aprender com as boas práticas de outros países e utilizar esses conhecimentos para aprimorar os projetos relacionados à agricultura familiar no Brasil. Além disso, destacou a importância da união para a defesa da democracia, a redução da desigualdade social e a capacidade de lidar com os eventos climáticos.
Na apresentação do evento, a ministra de Mudança Climática e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, Mariam Bint Mohammed Saeed Hareb Almheiri, afirmou que os sistemas alimentares e a atividade agropecuária devem ser prioritários na luta contra as mudanças climáticas. Sua participação foi por meio de uma mensagem gravada, à vista da próxima Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP28) que ocorrerá em Dubai, a partir de novembro.
Mariam apontou o paradoxo entre o aumento da produção agrícola global e a persistência da fome em mais de 700 milhões de pessoas a cada ano, juntamente com o desperdício de um terço dos alimentos produzidos antes de chegar aos consumidores. Ela expressou o compromisso de trabalhar com governos e organizações não governamentais para identificar inovações com grande potencial e promover sua implementação para beneficiar os pequenos agricultores.
A Conferência de Ministros da Agricultura das Américas está programada até quinta-feira (5) e aborda temas como sustentabilidade, segurança alimentar, mudanças climáticas e agricultura familiar. O evento conta com a participação não apenas de Paulo Teixeira e Mariam Bint Mohammed Saeed Hareb Almheiri, mas também de ministros de todos os Estados-membros, do ganhador do Prêmio Nobel de Economia Michael Kremer, e do vencedor do Prêmio Mundial da Alimentação Rattan Lal.
Da Redação com Agência Brasil
Comments