top of page

Bicicletário Arariboia Passa Por Reforma e Capacidade Dobra


Prefeitura de Niterói vai ampliar o Bicicletário Arariboia . Foto: Lucas Benevides


A Prefeitura de Niterói anunciou, nesta segunda-feira (24), a reforma e ampliação do Bicicletário Arariboia, o primeiro estacionamento de bicicletas totalmente público e gratuito do país. Atualmente, o espaço tem capacidade para quase 500 bicicletas, mas, após a reforma, que começará nas próximas semanas, a capacidade de vagas vai dobrar.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca que o aumento significativo do número de usuários, consequência das políticas de mobilidade urbana da cidade, justificou a ampliação e reforma do bicicletário.


“As bicicletas são um modal de transporte saudável e sustentável e parte da solução para uma cidade mais resiliente. Cerca de 60% das viagens de carro feitas em Niterói hoje têm até 3 km de extensão, uma distância que pode facilmente ser feita de bicicleta. Nosso objetivo é dar condições de segurança e estimular a cultura do uso da bicicleta, em especial às pessoas para quem o carro é dispensável”, afirma Grael.


Além do aumento de vagas, o Bicicletário Arariboia também ganhará novo sistema operacional para agilizar a entrada e saída dos usuários, novos banheiros, melhoria na infraestrutura geral e uma vending machine que vai oferecer produtos voltados para ciclistas. Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta, acredita que a melhoria da infraestrutura cicloviária tem contribuído para aumentar o número de ciclistas na cidade.


“A necessidade de ampliação e reforma do bicicletário mostra que a bicicleta está cada vez mais relevante no cenário da mobilidade urbana de Niterói. A localização central e a gratuidade do serviço ajudam a gerar adeptos deste meio de transporte. O Bicicletário Arariboia atende quem trabalha no Rio e também quem trabalha em Niterói e muitos usuários aderiram ao uso das bicicletas depois de saberem da existência do espaço, um local seguro e bem localizado”, completa Simões.


Bicicletário Arariboia vai passar por reforma. Foto: Lucas Benevides



O Bicicletário Arariboia completou seis anos e, com a reforma e ampliação, a Prefeitura de Niterói segue investindo para estimular o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável e saudável.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page