Criadas em 2004, as bibliotecas populares de Niterói se consolidaram como espaços de incentivo à leitura na cidade. Foi no governo Godofredo Pinto que o então secretário municipal de Educação, Waldeck Carneiro, resolveu implantar um sistema em rede, a partir da Cora Coralina, a primeira biblioteca popular do município.
O crescimento da rede que hoje conta com seis unidades, pode ser conferida pelos números expressivos: são mais de 9,5 mil usuários cadastrados, número 21% maior que em 2021, quando havia 7,5 mil inscritos. Atualmente, as bibliotecas contabilizam mais de 11 mil empréstimos de obras.
Para além das atividades de leitura, pesquisas e estudos, as unidades das Bibliotecas Populares de Niterói se constituem como verdadeiros pontos de cultura, proporcionando a troca de experiências entre seus frequentadores. Essa inovadora concepção de biblioteca contribui, cada vez mais, para aproximar a população e dar oportunidades para que anônimos, artistas e intelectuais compartilhem sua arte e conhecimento, incentivando o desenvolvimento da vida sociocultural da cidade e fomentando o prazer pela leitura.
As bibliotecas são espaços diversos, múltiplos, como explica Bira Marques, secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação. Para o gestor municipal, além da leitura, as bibliotecas conseguem agregar conhecimento através de eventos, oficinas e apresentações artísticas, musicais e culturais. " O nosso objetivo é que o usuário seja a peça-chave do sistema, e que não só frequente os espaços, mas pertença a eles", declarou.
De acordo com a Coordenadora Geral das Bibliotecas, Fernanda Frambach, o objetivo da ampliação de atividades é garantir o direito à informação, à cultura, à cidadania e à literatura.
"As ações desenvolvidas são pensadas para que os usuários reconheçam estes locais enquanto espaços de convivência, de partilha de saberes e expressão de sua realidade. Nosso desejo é que as Bibliotecas Populares de Niterói sejam um ponto de encontro comunitário, aberto, gratuito, acolhedor e democrático, onde todos possam se sentir pertencentes e constituidores de memórias e conhecimentos”, destacou.
A agenda mensal com toda a programação das atividades promovidas pelo Sistema de Bibliotecas Populares pode ser conferida através das redes sociais de cada unidade. Para se cadastrar, basta comparecer a uma das unidades, levando um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Confira os endereços das unidades que participam do Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói.
Confira a localização e funcionamento das bibliotecas
Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo
Endereço: Rua Tenente Osório, 73 – Vila Ipiranga, Fonseca
Contatos: E-mail: bibpopaguinaldo@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 3607-8479
Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n – Campo de São Bento, Icaraí
Horário de funcionamento: Segunda à sexta, de 8h às 17h
Contato: E-mail: bibpopanisio@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2719-6486
Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina
Endereço: Rua São Pedro, 108 – Centro, Niterói
E-mail: bibpopcora@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2717-3289
Biblioteca Popular Municipal Lídice Fróes Rodrigues
Endereço: Av. Carlos Ermelindo Marins, 34, CEU – Jurujuba
E-mail: bibpoplidice@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2715-4020
Biblioteca Popular Municipal Monteiro Lobato
Endereço: Rua Luiz Palmier, s/n – Barreto, Niterói
E-mail: bibpopmonteiro@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2704-2045
Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco
Endereço: Rua Jornalista Sardo Filho, s/n, CSU – Ilha da Conceição
E-mail: bibpopsilvestre@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2719-6901
Comments