top of page

Alunos da Rede Municipal de Niterói expõem projetos dos 450 anos no Museu Janete Costa


Alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói expõe no Museu Janete Costa. Foto: Divulgação

Nas celebrações dos 450 anos de Niterói, o Museu Janete Costa abriu susas portas para os estudantes da Rede Municipal de Educação. Eles são os principais protagonistas da exposição de Projetos Educacionais Instituintes realizados por 68 escolas do município. A mostra, aberta na última terça-feira (27), faz parte do calendário de eventos da Semana da Educação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME).


Entre os trabalhos, desenvolvidos por cerca de 25 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão esculturas, quadros, fotografias e outras expressões artísticas relacionadas à cidade. A exposição permanecerá aberta ao público até domingo (03), com cinco projetos selecionados para uma exposição prolongada.


Os Projetos Educacionais Institucionais têm como objetivo melhorar a qualidade da Educação Básica em Niterói e fortalecer os projetos pedagógicos das escolas municipais. Realizados de acordo com os Referenciais Curriculares da Rede Municipal, os projetos refletem não apenas a comemoração dos 450 anos da cidade, mas também valorizam a cultura e a memória locais.


Dentre os trabalhos expostos, destaca-se a reprodução da estátua de Araribóia, utilizando fios recolhidos na rua, realizada por Nycollas Rodrigues, aluno do 5º ano da Escola Municipal Adelino Magalhães (Engenhoca). Essa escultura foi uma das cinco selecionadas pela direção do Museu Janete Costa para permanência em exposição por um mês. Além disso, como parte das atividades da Semana da Educação, houve também uma Mostra de Curtas de Animação, apresentando produções de escolas da Rede Municipal de Niterói, com a técnica de stop motion, no Instituto de Física

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page