top of page

Alunos da Rede Municipal a espetáculo musical que resgata a história de Niterói


Alunos da Rede Municipal de Educação assistem a espetáculo musical no Theatro Municipal. Foto: Divulgação:

No último dia 15 de março, os estudantes da Rede Municipal de Educação de Niterói foram agraciados com uma experiência cultural única: a apresentação do espetáculo "Itapuca – O Musical" no palco histórico do Theatro Municipal. Esta peça teatral, envolvente e interativa, mergulha na história da cidade de maneira lúdica, resgatando suas raízes e relembrando a rica herança multicultural que caracteriza Niterói.


Na quinta-feira anterior (14), foi a vez dos alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, situada em São Domingos, desfrutarem deste espetáculo tão especial. Sob a direção do Centro Cultural di Cultura, os pequenos acompanharam com atenção e entusiasmo cada momento da apresentação.


Para Maria Clara Queirós, de oito anos, o espetáculo foi uma experiência "esplêndida, animada e especial para a cultura do nosso país". Já Ana Vitória Caldas, de nove anos, expressou suas emoções, afirmando que "achou emocionante, até chorei".


Além de entreter, "Itapuca – O Musical" traz à tona temáticas relevantes para a educação contemporânea. Tais como o antirracismo, a valorização do patrimônio material e imaterial da cidade, a conexão com a memória e história local, e a importância da preservação dos conhecimentos e línguas indígenas, com destaque para a língua indígena como primeira língua falada no Brasil.


O produtor do espetáculo, Fabrizio Franco, destacou a amplitude dos temas abordados, especialmente a valorização dos povos originários. "Trabalhamos em colaboração com o professor José Bessa, da UERJ e da UNIRIO, e com as aldeias indígenas Maracanã, Céu Azul e Mata Verde. Todos os adereços do espetáculo foram cuidadosamente confeccionados pelas aldeias indígenas. Além disso, os atores participaram de vivências nas aldeias, buscando uma compreensão mais profunda do tema", destacou Franco. O espetáculo "Itapuca, o Musical", fica em cartaz até 24 de março.


Serviço

"Itapuca, o musical"

Datas: Quinta e Domingo: Sessão às 15h

Sexta e Sábado: Sessões às 15 h e às 19h

* Dia 16, sábado, às 19h, a sessão contará com tradução simultânea em libras.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 120 minutos

Local: Theatro Municipal de Niterói

Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói

Telefone de contato: (21) 3628-6908

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page