Acadêmicos de Niterói ganha Série Ouro e vai competir no Grupo Especial pela 1ª vez
- Rudá Lemos
- 6 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mar.

A Acadêmicos de Niterói, antiga Sossego, escreveu um capítulo glorioso na sua história e no Carnaval de Niterói ao ser consagrada campeã da Série Ouro do Carnaval 2025, garantindo a sua ida inédita ao Grupo Especial em 2026, em resultado divulgado nesta quint a-feira (06).
Com um desfile que emocionou o público, crítica e júri, a escola levou para a Sapucaí o enredo “Vixe Maria”, realizado pelo carnavalesco Tiago Martins, tratando dos festejos juninos. "Das festanças nos salões nobres da Europa até a chegada ao Brasil e a transformação em cortejo religioso. 'Vixe Maria’ exalta essa expressão nordestina. Um carnaval com todos os ingredientes brasileiros: festa, fé, cultura e diversão”, apresentou Tiago.
A escola gabaritou em nota 10 em quesitos como comissão de frente; bateria; fantasias e samba-enredo. Com o resultado, a azul e branco, vai se juntar em 2026 com a vermelho e branco da Viradouro na disputa do Grupo Especial. A cidade de Niterói se vê maior representada e, agora, também aguarda a subida de outra escola da terra de Arariboia: a Cubango - que busca sair do Grupo Prata da Intendente Magalhães para o Grupo Ouro em que a Acadêmicos de Niterói estava. O resultado vai sair na terça-feira (11).
Segundo o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves: “[A Acadêmicos de Niterói trouxe] uma grande festa de São João e foi com essa festa junina que encantou a todos na Avenida e levou o título merecidamente”.
Na sequência da escola de Niterói, ficaram posicionadas em ordem: Estácio, Porto da Pedra, União da Ilha e União de Maricá e Acadêmicos de Vigário Geral. Já as tradicionais São Clemente e Tradição foram rebaixadas para a Intendente Magalhães.
Confira a classificação completa:
CAMPEÃ: ACADÊMICOS DE NITERÓI – 269,5 pts
VICE: ESTÁCIO DE SÁ – 269,3
3º: PORTO DA PEDRA – 269,1
4º: UNIÃO DA ILHA – 268,9
5º: UNIÃO DE MARICÁ – 268,8
6º: VIGÁRIO GERAL – 268,6
7º: ARRANCO – 267,7
8º: UNIÃO DO PARQUE ACARI – 267,5
9º: EM CIMA DA HORA – 267,2
10º: INOCENTES – 267,1
11º: BOTAFOGO SAMBA CLUBE – 267
12º: SÃO CLEMENTE – 266 (rebaixada para a Série Prata)
13º: TRADIÇÃO – 265,4 (rebaixada para a Série Prata)
*Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e Império Serrano (hors-concours, não rebaixam e nem ascendem, por conta do incêndio que queimou suas fantasias)
Comments